top of page
  • Foto do escritorKarina

Adaptação dos filhos

Atualizado: 27 de mar. de 2022

Como foi a adaptação do pequeno ?


Meu filho chegou aqui com pouco mais de um ano. Ele só foi para a escola com tem 2+ anos, pois tivemos que aguardar na lista de espera da creche. Nessa idade ele se comunicava muito bem em casa, mas não era tagarela. Alguns parentes falavam que ele não falava, mas para nós ele falava sim.

Eu não me preocupava, pois desde que ele nasceu eu leio sobre desenvolvimento infantil. Existem marcos de desenvolvimento. Nesse aspecto ele ficava bem no nível da quantidade de palavras esperada para a idade: 200.


Depois de algum tempo na escola, a supervisora(em conjunto com as professoras) levantou a questão de autismo. Ela relatou alguns sinais e pediu para eu solicitar acompanhamento. Ela dizia que ele não se relacionava com as outras crianças e tal. Mas era pandemia, ele quase não tinha contato com outras crianças e a gente fica cheio de dedos aqui sem saber como lidar com uma cultura diferente.

Eu fiquei um pouco preocupada, mas entendia que ele se comunicava bem em casa e sempre tentou se aproximar das crianças, mesmo sem falar uma palavra(era mais de querer tocar). Pesquisei sobre o autismo. Percebi que muita gente compartilha na internet as suas vitórias e dicas de como lidar com uma criança que exige mais dedicação.


Tivemos uma consulta com a fonoaudióloga - Early Abilities. Durante os testes ele se saiu muito bem, e ainda teve um segundo acompanhamento depois de seis meses. A fonoaudióloga enviou o laudo para a escola e para nosso médico de família.


Hoje ele está com três anos. Deu um susto nas professoras porque quando elas perceberam ele já estava falando e lendo; e fala ingles e português, português com confusão de gênero "do mamãe"(rs).


Concluindo...

As crianças só precisam de tempo. Temos que confiar no que vivemos em casa.

Uma coisa que a meu ver fez com que ele melhorasse mais a expressão foi chão, corpo-a-corpo: fazer voz dos bichinhos, descrever as brincadeiras... Foi ótimo para nós dois.


Para quem quiser saber mais sobre o Early Abilities:


Os serviços são gratuitos e eles não se solicitam status nem qualquer tipo de documento. Não deixe sua criança sem atendimento mesmo que vocês estejam em situação irregular no país.







O

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page