top of page
  • Foto do escritorKarina

Como Obter a Experiência Canadense - Parte I

Um dos entraves de quem vem trabalhar no Canadá é obter a famosa experiência canadense. Trata-se do mesmo dilema que todo mundo em início de carreira enfrenta: não ter experiência porque não aparece oportunidade ; e sem a oportunidade não adquire a experiência .


Por causa desse desafio muitas pessoas partem para o voluntariado. Tal iniciativa é uma boa forma de adquirir cultura local, interagir com pessoas - ampliar network, lugares e, muitas vezes, obter a oportunidade de trabalhar na sua área de formação e ganhar o passaporte para comprovar experiência.


Como foi a minha experiência como voluntariado?


Há várias organizações que precisam de voluntários na cidade . Quando eu cheguei a Toronto minha ideia era trabalhar meio período, curtir e conhecer a cidade, fazer curso de ingles, voluntariados, ou seja, recomeçar minha carreira com calma. O que não foi possível pelo período de restrição sanitária a que fomos submetidos, por isso demorei a ser selecionada mesmo para o trabalho voluntário presencial.


Logo que cheguei me inscrevi nos seguintes portais: Charityvillage, Volunteer Toronto e Centre Francophone du Grand Toronto. Porém demorou três meses para eu receber o convite para exercer minha função, que não era técnica, e naquela época isso não incomodava, pois o que eu queria mesmo era encontrar pessoas e treinar o inglês.


Em geral esses sites funcionam como um portal de vagas. Nele você pode selecionar as ofertas disponíveis, e em seguida você é chamado para as próximas etapas. Há processos de seleção longos(técnicos) e , outros mais simples. A instituição que me recebeu como assistente de cozinha chama-se Younge Street Mission, é uma organização cristã que oferece diversos serviços(dentário, alimentação, treinamento, encaminhamento para o mercado de trabalho) à comunidade.


Quanto a voluntariado na minha area, eu participei da equipe da FCBB - Federação de Empresas Canadense-Brasileiras, organização auxilia a internacionalização de negócios . Ela tem um time bem bacana e oferece oportunidades em diversas áreas como Marketing, TI, RH e Negócios.



Vou contar mais em outra postagem futura, mas posso resumir hoje é que cada trabalho voluntario me ajudou a ser uma pessoa melhor e um profissional melhor. Adquiri novas habilidades que jamais imaginei, além de ter feito algumas boas amizades.


Gostou? Quer saber mais? Comente.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page