top of page
  • Foto do escritorKarina

Como Se Importar Menos Com A Opinião Alheia em 2023

Durante a nossa caminhada é difícil ficar imune às criticas "construtivas" dirigidas a nós. Isso afeta o nosso planejamento, a nossa autoestima. Enfim, até que ponto podemos nos blindar de certos julgamentos que nos colocam para baixo?


Bem, semana passada eu recebi algumas críticas que me paralisaram por alguns dias. Devo admitir que ainda estou um pouco abalada e que essa crítica me pegou num momento um pouco delicado, por isso ela me derrubou, e olha que eu estou lendo Mindset, livro no qual Carol S. Dweck trata da "atitude mental com que encaramos a vida" - em resumo, Carol discorre sobre tipos de mindset e indica o que podemos fazer para mudar nosso padrão de fixo para o de crescimento.


Pois bem, voltando ao meu caso: demorei alguns dias para digeri minha crítica e para compreender o que eu poderia aprender com ela. Porém, durante esse processo me deparei com a notícia da Estudante de biomedicina da Unisagrado: Patrícia Linares ter sido hostilizada por suas colegas. E para completar, no e-mail de suporte da minha loja recebi um comentário super irrelevante sobre o site vindo de um email fake criado especialmente para esse tipo de coisa, e essa não é a primeira vez que isso acontece.


Começando pelo caso do e-mail e se entendendo para o da Patrícia e para o meu pessoal: eu acho que as pessoas poderiam parar de tentar consertar a vida do outro e passar a contribuir para o crescimento do outro. Por que então não faz um trabalho voluntário e ajuda os outros a melhorarem seus sites? Ou no caso da Patrícia, por que não abrir o navegador e explicar o que é Google? E no caso do meu colega, por que não me ensina o que eu ainda não sei?


O ponto principal é que a gente fica incomodado por que o outro não sabe, mas não temos a paciência ou empatia de entender que todos estão em processo de aprendizagem. E o mais importante: mesmo morrendo aos 200 anos saudáveis, sarados e lindos nunca saberemos tudo.


Mas então, como fazer com que a opinião alheia não estrague nossos planos? Eu diria: mantenha sua fé. Apenas suas convicções farão com que você persista com seus sonhos. Acredite em você, leia, estude, blinde-se, pois sempre haverá alguém para dizer que não vai dar certo. E se você acreditar nisso sua vida será guiada pelo olhar do outro. Lembre-se de que sempre haverá algo a superar.


E para validar ainda mais esse exercício de autodefesa e transformação de mindset sugiro o vídeo que reflete muito bem essa ideia: Why Confidence is the secret to great leaders at work & home. E a mensagem mais importante dele é: Você tem valor. Acredite em você!


Espero que tenha gostado da pauta de hoje.

Um beijo e Seja Feliz!



7 visualizações0 comentário

Yorumlar


bottom of page