top of page
  • Foto do escritorKarina

Dia Nacional da Verdade e Reconciliação no Canadá

O Canadá ganhou mais um feriado: é o dia 30 de setembro, dia Dia da Reconciliação. Na verdade o feriado acontece na primeira segunda-feira após o dia 30. Trata-se de uma homenagem aos indígenas pelos danos sofridos durante esse período de apropriação cultural pelos colonizadores.


O Histórico No Canadá, o Dia da Reconciliação já era lembrado nas escolas. Dia em que as escolas recomendam o uso da cor laranja. O laranja tornou-se um símbolo importante no Canadá em relação às experiências das crianças indígenas em escolas residenciais. Durante o período colonial, o governo canadense implementou um sistema de escolas residenciais que visava assimilar as crianças indígenas à cultura ocidental, muitas vezes forçando-as a abandonar suas línguas, culturas e tradições. Muitas crianças indígenas sofreram abusos físicos, emocionais e culturais nessas escolas.


O Laranja Como Símbolo de Reconciliação

O uso da cor laranja está relacionado ao evento conhecido como "Dia Laranja da Camiseta", que ocorreu em 30 de setembro de 2021, mas também foi observado em anos anteriores. Esse dia foi estabelecido para lembrar e homenagear as crianças indígenas que foram separadas de suas famílias e comunidades e forçadas a frequentar essas escolas residenciais. Muitas dessas crianças usavam uniformes escolares laranja.

Portanto, o laranja é usado como um símbolo de solidariedade com as vítimas do sistema de escolas residenciais e como uma forma de conscientização sobre as injustiças que ocorreram nesse contexto. É uma maneira de reconhecer o sofrimento das crianças indígenas e suas comunidades e promover a reconciliação e a cura entre os povos indígenas e não indígenas no Canadá.


Leitura Recomendada Sobre o Tema Dia da Reconciliação Para os Pequenos:


1. Every Child Matters Hardcover – Picture Book, Aug. 8 2023


by Phyllis Webstad (Author), Karlene Harvey (Illustrator), Marie-Christine Payette (Translator)















Hardcover – Picture Book, Sept. 1 2019 by Phyllis Webstad (Author), Allison Parker (Editor), Brock Nicol (Illustrator)










With Our Orange Hearts Paperback – Picture Book, Sept. 1 2022

by Phyllis Webstad (Author), Emily Kewageshig (Illustrator)











O abuso contra os povos indígenas no Canadá foi tão devastadora quanto em outros países como no Brasil. Realmente uma história triste cujo danos não podem ser reparados, mas também não pode se repetir.

Espero que este texto tenha te ajudado a conhecer um pouco da cultura canadense.

Seja Feliz Hoje.



* O texto pode conter links de afiliados na qual ganharei uma porcentagem em comissão caso haja uma compra com meu link.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page