top of page
  • Foto do escritorKarina

Como matricular meu filho na escola? Escolhendo a primeira escola -

O verão se aproxima e com isso já nos preparamos para o primeiro ano escolar do nosso filho no Junior Kindergarten que começa em setembro. Por isso vim aqui hoje contar como escolhemos a escola para ele.


Bem, o processo para quem deseja ingressar o ano letivo começa logo no inicio do ano, que é o período da pré-inscrição, no qual incluímos nosso nome na lista de espera. Vou mencionar que existem três modalidades de escolha: ensino privado, público, e público Católico, que pode ser Inglês ou Francês .

No nosso caso, optamos por escola Católica, que é publica aqui. O requisito para matrícula é o batismo na igreja Católica. Isso é importante, pois existem alguns ritos Católicos na jornada escolar da criança.

Cada província adota um critério para matrículas de crianças. Abaixo estão os passos que segui para matricular meu filho:

  1. Portal de escolas Católicas;

  2. Faca o upload dos documentos, escolha uma data para a entrevista e conclua o processo;

  3. Voce recebera por email a confirmação do processo e data da entrevista ;

  4. Depois de alguns dias ou meses você recebera a confirmação do encontro;

  5. Na entrevista voce deve levar os documentos originais e serão passadas algumas informações gerais sobre a escola e transporte*(se for o caso) e será informada a provável data para o acolhimento na escola - o nosso foi em junho.

  6. Acolhimento - dia para tomar conhecimento do ambiente escolar, corpo funcional, instalações, atividades, regras... Nesse dia é interessante crianças e pais estarem juntos . Esse encontro acontece por volta das 18h.

  7. Inicio do período letivo - setembro.

Primeira etapa

O processo de inclusão da lista de espera é meio trabalhoso. Depois de algum tempo fomos contatados pela escola para confirmar a data da entrevista. Inicialmente eu tinha incluído o nosso nome numa escola de imersão francesa. O interessante é que mesmo com essa opção, também fomos incluídos na lista da escola inglesa. No final eu escolhi a escola inglesa porque ela é mais próxima da nossa casa.


Acolhimento

A reunião de acolhimento foi em legal para conhecermos os ambientes da escola. A diretora e o corpo funcional apresentou alguns slides, passaram recomendações e fomos convidados a conhecer os espaços de aprendizagem(ex sala de aula), que parece um laboratório. É um misto de sala multimídia com atelier de arte. Gostamos do que vimos. O nosso pequeno pôde desenhar, pintar e brincar um pouco também. Também encontramos brasileiros, é bem provável que tenhamos um coleguinha brazuca na mesma sala de aula :)

Resumindo, podemos dizer que conhecer a nova escola foi uma experiência reconfortante para a nossa família. Agora é aguardar o início das aulas em setembro ;)



Fique de olho no nosso site para dicas de como imigrar para o Canadá com a família


* transporte escolar gratuito







5 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page